quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Somos como Javalis?

Ontem ouvi uma fábula muito interessante sobre os javalis. Fábulas são sempre interessantes desde as épocas mais remotas da história da humanidade, pois nos fazem aprender sem saber que estávamos aprendendo realmente alguma coisa. Na verdade poucas pessoas realmente aprendem alguma coisa com fábulas, mas vamos ao que interessa.

Imagine um javali, igual aqueles da série LOST (se tu não olhou LOST então o perdido é você e é melhor para de ler), no meio da selva vivendo por sua própria conta e risco. Coloque um punhado de milho no chão, próximo ao local onde ele passa todos os dias, e ele irá comer o milho alegremente. Nos dias seguintes continue colocando o milho no mesmo local e no mesmo horário e com certeza o javali vai deixar de fazer outros caminhos e sua nova rotina será ir até o milho.

Uns dias depois coloque uma parede próxima aos milhos. O javali pode até estranhar, mas vai continuar comendo os milhos do chão. Coloque outra parede ao lado da que já estava lá e o javali vai continuar comendo os milhos no chão. Coloque mais uma parede, formando um U e o javali continuará comendo os milhos do chão... Não preciso nem dizer o próximo passo, mas vou dizer: quando o javali estiver comendo milhos, coloques mais uma parede e prenda o javali entre elas.

Enquanto houver milhos no chão para ele comer nada mudará. Não haverá reclamação, nem gritos, afinal de contas há milho para ele comer no chão.

Quem somos nós? Quem é você? Qual a moral da história? Qual o mistério da ilha de LOST? As respostas são variadas, com exceção do mistério de LOST que é de responsabilidade de Jefrey Lieber, JJ Abrams e Damon Lindelof. Só sei que paredes não se criam ao meu redor e não gosto de milho. Eleve esse pensamento para a sua vida e veja o que se passa ao redor, junte os elementos da fábula ao seu cotidiano e responda em silêncio.

E não esqueça que a vida é cheia de surpresas e milho.

Um comentário:

Raquel Verardi disse...

Poderoso hein!?
Vou pensar sobre isso...