sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O valor de irmos embora

Por mais que seja dito que somos insubstituíveis isso não é verdade em absoluto, afinal de contas os cemitérios estão cheios de pessoas ditas como insubstituíveis. Aliás, a verdade é que só damos valor às coisas que temos quando perdemos elas, o mesmo acontece com as empresas e os funcionários, só o valorizam quando ele consegue algo melhor e se desvencilha dos grilhões.

Matemática e lógica trabalhando juntas: se tu ganha X e vai embora por X+Y a empresa pensa no que tu faz e quanto tempo precisará para repor a mão-de-obra e por isso te oferece X+Y+Z em contra-proposta... Até esse ponto uma pessoa comum se sente feliz por estar sendo valorizada, mas não é exatamente isso que está acontecendo. Aí é que a coisa se mostra desleal para um dos lados, pois se a empresa pode oferecer X+Y+Z então porque raios que a partam não ofereceu isso antes!? Estratégia de Recursos Humanos, mão-de-vaquismo ou simplesmente ela se guarda para futuros problemas como estas situações com a chamada carta na manga?
Já estive em empresas que me deram um bom valor e que me seguraram o quanto puderam, em três leilões, no último eles perderam, mas não acho certo fazer leilão. Não sou carne no mercado e sim um ser humano rotulado de Profissional, apesar de alguns me chamarem de Demônio. Na época foi interessante para o meu ego, mas não mais, isso é passado e hoje vejo que estou subvalorizado onde estou atualmente. E a culpa é minha! Sim, não fiz o que deveria ter feito, li e assisti Quem mexeu no Meu Queijo e não saquei a jogada do filme no final. O que resta a fazer é tentar recuperar o tempo perdido.

Não tem problema, é só colar! O chato dessa história é recolher os pedaços do ego que ficaram pelo chão, mas pelo menos ainda tenho um chão para pisar forte. É cedo e ainda posso corrigir o erro, então, mãos aos livros e rumo aos cursos! Nada de choro e nem de vela, a coisa acontece quando menos preparados estamos. Opa! Isso quer dizer que se estamos preparados a coisa não vai acontecer? Bom, isso eu vou ter de tirar à limpo nos próximos capítulos.

Nenhum comentário: