terça-feira, 23 de março de 2010

O que se passa na mente?

Os mistérios do universo jamais serão explicados, assim como não há como explicar o que se passa na mente humana. Corrigindo, explicar pode até ter como, mas não há como justificar a maldade ou a bondade ou ainda as razões pelas quais as pessoas tomam determinadas atitudes. De onde minha família vem as pessoas trabalham, trabalham e se divertem aos finais de semana com os familiares, amigos e vizinhos. Depois trabalham, trabalham e trabalham... Não fui criado na colônia, mas meu pai foi e quando me dizia que mente ocupada não pensa bobagem era por experiência própria. Uma experiência de vida única, pois cada um tem a sua, mas que serve para todos.

Hoje penso se acompanho o caso Nardoni ou se deixo passar em branco, mas não decidi ainda. Tantas as tentativas de explicação e nenhuma resposta, apenas uma certeza: a verdade está dentro da mente daquele homem. E como arrancá-la de dentro de sua mente? Se é que tem como uma coisa dessas ser realizada. Onde a mente humana está nessas horas? Onde está o lobo frontal para tomar decisões e avaliar as conseqüências dos seus atos? Se é verdade o que ele diz então como explicar o que aconteceu? Quem fez essa monstruosidade que na verdade acontece diariamente com tantas outras crianças e nem sabemos? E se não for verdade, então por quanto tempo a mente humana pode resistir à culpa e aos sentimentos de remorso? Perder/descartar uma filha de tal forma e manter-se sereno é possível? Aliás, ele está sereno após todo esse tempo?

Digo que sou escravo do tempo, parte por não ter tempo e parte por não saber gerenciar o tempo que tenho (isso é confuso, gerenciar o que não se tem), mas o tempo é a única coisa que faz diferença neste caso. Tudo está baseado no tempo, não preciso nem entrar em detalhes. Tempo de subir, tempo de descer, tempo de ligar para a emergência, tempo de ligar para os pais, tempo de convivência...

Recentemente assisti ao filme Atividade Paranormal (versão 2007), mas não vou falar sobre o filme e sim sobre o que acontece no meio e no final (não vou contar o final, podem deixar). Uma pessoa é possuída e perde a noção do tempo, do espaço, das suas ações e quando está novamente no mundo não sabe do que aconteceu, sua mente na verdade nunca registrou o que aconteceu... Se são realmente inocentes então algo sobrenatural aconteceu com esta família. Confio na perícia que está atuando neste caso, eles são muito experientes e sabem o que fazem, mas como explicar a mente humana? Os motivos, as ações e a índole podem ser explicadas?

Não muito longe disso existem duas frases que deixo no ar:
"Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade." (não sei o autor)
"A verdade está no coração das pessoas e somente Uma pessoa pode entrar no coração de todos." (minha)

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente o que existe de mais complexo e misterioso é a mente humana. É neste labirinto que se escondem as vesdades e as não verdades.Concordo que só nós podemos elucidar, desvendar, discesnir entre ambas...porém, não esqueçamos que mais alguem além de nóa e bem antes que nós já o fez. É Ele, nosso Pai, que a tudo e a toda hora,tempo e lugar está presente e ciente de nossas ações e atitudes. E cabe a Ele o julgamento definitivo. deli